sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Filtro Externo sobre a Tampa

Desenvolvi este filtro pelo fato dos filtros convencionais serem extremamente caros, pelo menos para o meu bolso.
O sistema dele é muito simples e para construí-lo você vai precisar de:
Mais ou menos um metro de cano de PVC de 3,5 polegadas
Cola de silicone
Pano de algodão
Vidro para montar a caixa do filtro.
Nove cotovelos de 3,5 polegadas.
Uma mangueira do tamanho que lhe for mais conveniente e que se encaixa na saída de água da bomba submersa.

Procedimentos:
Primeiramente vá até uma vidraçaria e peça para cortar o vidro como se você fosse montar um pequeno aquário. O tamanho do filtro será de sua escolha no caso do meu a medida é de 20 cm de comprimento x 20 de altura x 18 de largura. Peça para o vidraceiro fazer um furo em duas lâminas de vidro. Estes furos serviram para entrada e saída da água.
Depois de ter os vidros cortados e furados você deve monta-lo, ou seja, monte-o como se fosse um aquário usando cola de silicone para aquário. Enquanto a cola seca você já pode ir cortando o cano é claro que as medidas vão depender das medidas de seu aquário e das que você achar convenientes. Não se esqueça de vedar as junções dos canos com os cotovelos para evitar vazamentos.

Depois da cola seca você deve cortar algumas tiras de pano de mais ou menos 5 cm de largura e uns 15 cm de comprimento. Depois coloque bastante cola de silicone nas tiras e as amasse para que a cola se espalhe por toda a tira de pano e depois coloque o cano no furo do vidro e o vede com as tiras com silicone. Execute a mesma operação nos dois vidros sem se esquecer de que por um cano virá a água do aquário e que por outro a água irá retornar ao aquário.
Na parte interna do filtro faça uma elevação para que forme uma pequena queda D’água e dentro do filtro você pode colocar os elementos filtrantes que você quiser.

É claro que este filtro pode ser melhorado pois o fiz com muita pressa e pelo fato do vidraceiro ter cortado os vidros um pouco tortos tive que fazer remendos com tiras nas bordas do filtro. Espero ter conseguido explicar a construção deste filtro e que ele seja mais uma opção para os colegas aquaristas.

Nenhum comentário: